segunda-feira, 6 de junho de 2011

Atividades práticas - Dia do índio

Esta foi bem legal, no dia do índio trabalhei com as crianças uma atividade com o nome Do nosso quintal as terras de Tupã.
 Objetivo: Mostrar as crianças um pouco dos hábitos antigos dos índios. Local onde viviam, sons do lugar, etc.

Trabalhei com a água, uma atividade que tinha de um curso antigo que se chamava Fax Musical.

Com vasilhas de vários tipos e tamanhos e água proporcionei as crianças a oportunidade e percebem os diversos sons que a água pode produzir: ao cair de um copo/jarra em uma panela de alumínio, em balde. De um saquinho com vários furos cair sobre as águas em uma bacia, etc. Eles curtiram muito tiveram muita atenção. Deixei que eles manuseassem os elementos e sentissem a diversidade dos sons.

Depois contando uma história de como viviam os índios e esclarecendo que hoje muito deles vivem entre nós, falam nossa língua e são pessoas que merecem respeito como nós,  fiz de material reciclável um pau-de-chuva, mostrei passo a passo e já levei um outro pronto para que ouvissem seu som e tocassem. Foi muito divertido!

Para finalizar eu já estava trabalhando com eles uma música para homenagear os índios e eles cantaram comigo acompanhando com os instrumentos da bandinha rítmica e os menores (maternal e mini-maternal) acompanharam com uma clava fazendo a marcação rítmica batendo no chão):

Receita do Pau-de-chuva

1 rolo de papel alumínio de 70 cm ( o maior que tem)
+/- 30 preguinhos com cabeça pequena
Sementes: arroz, alpiste, etc
Fita crepe
Tinta (usei também para demonstrar as sementes de urucum)

Fure o rolo com os preguinhos que servirão de obstáculo para as sementes, feche uma das extremidades com fita crepe, coloque as sementes e vá testando a quantidade até chegar a um som satisfatório, feche a outra extremidade e pinte a gosto.


Letra da musica

Aracê, Guaraci,

Aracê Guaraci, Jaci

Curumim, Iracê,

Curumi, Iracê, Caiê.



Você pode encontrar esta musica no CD Coralito _ Thelma Chan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.