segunda-feira, 6 de junho de 2011

Audição

Olá pessoal, tenho muita coisa interessante mas estou quase sem tempo de postar.

Gosto muito de trabalhar com audições com as crianças e elas curtem muito.

Como fazê-las ouvir???

Vai uma dica: Tem um livro chamado: Estórias para ouvir - Enny Parejo, ele acompanha um CD com a estória contada e a musica para audição ainda acompanha sugestões de atividades pós audição.

Tem uma que eles curtem bastante é a estoria do menino que gostava de ver as estrelinhas do céu.
Todas as noites ele ía para a janela do seu quarto para apreciá-las com muito encanto. Elas tinham um brilho que cintilavam ( neste momento as crianças podem interagir fazendo movimento com os dedos).
Um dia sua mãe passava pelo quarto e o viu chorando muito, ele estava muito triste. Sua mãe perguntou: -Filho, o que está acontecendo? Chorando ele respondeu: - Eu não consigo tocar a estrelinha, queria tanto poder pegá-la, colocá-la em uma caixinha para que durante o dia eu pudesse ver seu brilho...mas o céu é muito longe e não não tenho um foquete nem uma escada bem grande para poder pegá-la. E continuou chorando.
Sua mãe ao perceber a frustração do menino disse tenha calma, você não pode pegar uma estrelinha, mas pode ouví-la é só fechar os olhos assim...  (Neste momento a música já deve ter sido preparada, as crianças deitam no chão apago as luzes; (mas cuidado você precisa conhecer seus alunos para que não fiquem com medo do escuro; eles deitam e curtem o som das estrelinhas. Inicie com momentos curtos de audição, 20 segundos, a dica é : Antonio Ribeiro - VIII Miniaturas - "Valsa Triste", com o passar do tempo as crianças adquirem hábito de ouvir e podemos colocar períodos mais longos, não esqueçam que as repetições fazem parte do aprendizado, sendo assim você pode repetir esta atividade algumas vezes, eu costumo trabalhar este tipo de atividade com crianças a partir de 3 anos. Eles amam e sempre pedem repeteco!!!)


Outra dica é :

Para proporcionar momentos mais longos de audição; você pode propor uma massagem. A escolha da música, neste caso é muito importante, precisa ser alguma que relaxe e induza-os a ficarem quietos. As minhas turmas tem de 15 a 21 alunos, faço as atividades em uma sala específica, mas tambpém já fiz em sala de aulas normal, e as crianças ao invés de deitarem-se, reclinam as cabecinhas sobre as carteiras.
Nesta atividade Coloco a música, apago as luzes e eles já reclinam a cabeça, sem falar nada inicio a massagem em um coleguinha e os demais ficam em silêncio aguardando sua vez. Alguns murmuros, cochixos, fazem parte da atividade, com o tempo eles se habituam. Alguns até dormem durante a audição. Esta atividade é bem apropriada para entregarmos os alunos à professora de sala após o agito da aula de música.
Costumo utilizar musicas clássicas, trata-se de um repertório novo para eles e é uma oportunidade de resgatarmos este hábito - Alguns ex. Antonio Ribeiro - VIII Miniaturas -"Toada", Antonio Ribeiro - VIII Miniaturas - "Cirandinha",etc., algumas cantigas de roda mais calmas também são viáveis para esta atividade.

Tudo isso e muito mais você encontra no livro Estorinhas para ouvir: aprendendo a escutar música - Enny Parejo, ela é um exemplo pra mim aprecio seu trabalho. visitem o site. www.ennyparejo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.